Aposta em inovação garante economia e eficiência para Lojas MM
Em um momento de transição e novos desafios, o diretor administrativo, Rogério Klass, faz um balanço das conquistas alcançadas no período em que esteve a frente do setor de inovação.
O futuro do varejo é agora. A Lojas MM sabe bem disso e o quanto as transformações são imprescindíveis para o desenvolvimento e resultados de uma empresa. Não é à toa que, nos últimos anos, inúmeras ações foram desenvolvidas que além de dar mais estabilidade nos sistemas, segurança e melhoria nos índices de governança, também trouxeram economia para a empresa. Em apenas 5 anos, foram mais de 35 milhões em economia, o que permitiu que a MM investisse em outras demandas relacionadas ao melhor atendimento ao cliente.
Durante este período, a frente de todos esses projetos esteve o diretor administrativo, Rogério Klass, que iniciará um novo ciclo na empresa, deixando a área de inovação. Apesar de ser o principal responsável das ações, o diretor atribui os resultados às pessoas certas envolvidas em cada projeto. “Tal feito só foi possível com a ajuda de Deus, pela capacidade técnica do time, parceiros estratégicos e apoio de toda a Diretoria, pela qual parabenizo e agradeço a todos que fizeram parte desta história ao longo destes anos”, destaca. Segundo ele, tal contexto permitiu que eles estudassem minuciosamente cada desafio e escolhessem entre os vários cenários de solução o que apresentava melhoria de qualidade, estabilidade e redução de custo.
Aliás, é importante destacar que foram mais de 30 projetos desenvolvidos, garantindo ganhos operacionais e de eficiência para a empresa. Porém, Klass acredita que não há destaque para um ou outro projeto simplesmente. Mas sim, trata-se do resultado do modelo de governança implantado com forte trabalho em equipe e sempre buscando soluções inusitadas tirando da zona de conforto. Dentro deste contexto, ele cita alguns:
- Estancar gastos abusivos com grandes corporações, o que viabilizou investimentos em infraestrutura. Por exemplo: servidores próprios, redundância de ambientes e links, desaster recovery, políticas e ferramentas de segurança, assim como aumento de 20 a 400 vezes a velocidade de internet das filiais, que por sinal, agora está sendo implantado o segundo link para evitar quedas pontuais;
- Obter estabilidade do ambiente somado ao desenvolvimento do sistema de frente de loja próprio (WebVendas) e refatoração dos códigos dos sistemas internos, o que trouxe maior fluidez e experiência para os clientes, sem falar na redução que houve com custo de treinamento, por ser um sistema intuitivo;
- Velocidade de reação frente a pandemia permitindo trabalho home office de imediato aos nossos colaboradores e principalmente meios de venda e recebimento de forma remota para os clientes;
-Novos canais de negócios, por exemplo o projeto VCJ (Vamos Crescer Juntos) que permite parceria com pequenas e médias empresas, no qual tem potencial exponencial de crescimento. É uma espécie de marketplace físico.
Investimento em Tecnologia da Informação
Quando o assunto é onde apostar, Klass é categórico ao afirmar que enxerga que o futuro das empresas é adentrar cada vez mais no universo chamado TI, independentemente do seu ramo de atividade. “Investir em TI é sinônimo de sobrevivência, desde que bem direcionado. É preciso acompanhar o resultado do portfólio de projetos, sempre tendo o cliente no centro do negócio”, afirma.
De acordo com o diretor, a expansão célere desta área traz maior competitividade, ao passo que a TI pode contribuir automatizando tudo o que é tarefa repetitiva, burocrática, simplificando processos, trazendo novos canais de negócios e deixando para os humanos o que eles têm de melhor para oferecer. Ele explica que o que há de melhor é o calor humano no atendimento aos clientes, o encantamento, a empatia, a capacidade analítica e a solução de problemas complexos.
Mas, ainda existe um desafio para expansão da TI nos negócios, que é conseguir mão de obra qualificada. Atualmente, a MM conta com colaboradores de outras cidades trabalhando no modelo home office. O diretor revela que, em breve, a varejista lançará o programa de formação de mão de obra, que visa preparar novos profissionais alinhados a cultura da empresa, inclusive com ofertas aos interessados antes mesmo deles entrarem na faculdade.
Uma nova empresa de tecnologia nasce
A MM Labs deixou de ser um departamento de TI apenas. A empresa tornou-se independente e passou a se chamar MM Tech. Essa alteração marca a união do setor com a Websix – empresa de tecnologia atuante há mais de 10 anos no mercado. Isso significa o nascimento de uma nova empresa de Tecnologia da Informação que vem para potencializar o varejo através de soluções com base tecnológica.
Essa nova empresa só se tornou uma realidade porque, ao longo dos últimos anos, foi moldada dentro de um processo de governança robusto da MM, onde se aliou inovação sem deixar de lado os de estudos de payback. Aliás, de acordo com o vice-presidente comercial e de inovação, Marcio Pauliki, a MM Tech já nasce com essa expertise de soluções inovadoras e efetivas de desafios ligadas ao varejo, mas com os pés no chão, devido ao diretor administrativo Rogério Klass. “Ele soube como ninguém equilibrar esses ‘pratos’ com uma gestão dedicada e profissional”, salienta.
Para Klass, a sensação de ver a MM Tech nascer é o de dever cumprido e gratidão, ainda mais ao encerrar este ciclo com a transformação e reconhecimento da relevância que a TI conquistou. Ele declara que também há uma grande expectativa sobre todo o potencial desta área, principalmente, ao considerar a sede de investimento que a MM está. “Considerando que foi possível dar um salto num cenário tão adverso com seguidas crises e pandemia, o que esperar dos próximos anos?! Não tenho dúvidas que o tempo nos apresentará ganhos maiores do que os alcançados até aqui. Muitas oportunidades e vagas estão por vir, pois a transformação do varejo só começou”, enfatiza.