Lojas MM foca na criação de novas soluções com o MMLab
O laboratório de
inovação, pioneiro em redes de varejo no Sul do país, desenvolve novos conceitos de experiências através
de tendências para os clientes
As novas tecnologias têm imposto ao
varejo transformações diárias e a Lojas MM Mercadomóveis soube entender essa
revolução buscando estar cada vez mais próxima do cliente. Com o objetivo de
proporcionar a melhor experiência de compra para os clientes a rede varejista
Lojas MM, em 2017, inovou e criou o MMLab.
O laboratório de inovação tecnológica
fica em Ponta Grossa na sede administrativa da Lojas MM, em um espaço com cara
de startup, ambiente descontraído, com profissionais acima de 17 anos onde
criam e desenvolvem novos conceitos de experiências através de tendências para
os clientes.
“Somos uma empresa que
pensa sempre em inovação, em tecnologia, mas que não esquece da importância da
interação com todos os nossos clientes. Esse é um dos nossos diferenciais, isso
faz com que o MM esteja preparado para o novo ‘bum’ econômico, novo ciclo
econômico de crescimento para os próximos anos”, comenta o vice-presidente da
Lojas MM, Marcio Pauliki.
Em apenas um ano o MMLab - parece pouco
- mas falando em soluções para tecnologia, a rapidez e o imediatismo no
desenvolvimento de novas ferramentas e sistemas faz toda a diferença para levar
ao cliente a melhor experiência de compra seja no ponto físico ou pela
internet.
Segundo o diretor administrativo e gestão, Rogério Klass - “o MMLab é um
grande marco para a Lojas MM, oferecendo inovações para os nossos clientes.
Hoje o comportamento de compra do cliente se transforma diariamente, ele está
mais exigente, conhece o produto e precisamos estar preparados indiferente do
canal que ele chega até nós”.
A superintendente Juliana Pauliki
Michalowski relata que “para garantir que todas essas inovações aconteçam ao
consumidor, a rede paranaense, anunciou um
investimento de R$ 25 milhões de reais para os próximos cinco anos. Os resultados
já estão sendo vivenciados pelos clientes, como as novas experiências
através da realidade aumentada, da realidade virtual, do ambiente virtual, da
velocidade de atendimento indiferente do canal que ele esteja, seja na
PontoCom, loja física ou mobile”.
“Esse é o laboratório
de inovações da Lojas MM que tem como objetivo entregar novas tecnologias e
inovações, colocando inteligência nos sistemas”, destaca o Supervisor Junior -
TI Desenvolvimento, Renan Fernando Siqueira.
Hoje todas as
filiais da Lojas MM tem sistema próprio - o Web Caixa e Vendas, sistema one click, wi-fi em todas as lojas,
contingência de queda de sistema e as Lojas Smart - loja conceito que
proporciona conectividade aos consumidores, onde a tecnologia está
presente em todas as fases, desde o atendimento até a finalização da compra.
No ano em que
comemora 40 anos, a Lojas MM, durante sua trajetória sempre priorizou as
melhores práticas e estratégias para acompanhar as mudanças do mercado e do
consumidor. Sendo mais uma vez pioneira nas redes de varejo do sul em criar seu
próprio laboratório de tecnologia, o MMLab.
Além do MMLab,
outras tecnologias estão sendo implantadas como: servidores em Cloud (foi pioneira no varejo),
tecnologia de ponta a nível mundial de link e contingência, celulares para cada
vendedor com pacotes de dados e voz ilimitado e criação de uma filial virtual
ao lado do MMLab para testes antes de ir para as lojas em produção.
O planejamento para
os próximos anos é fortalecer a experiência de compra com transformação digital,
por exemplo, foram colocadas 33 lojas pilotos, onde o cliente terá seu
atendimento completo pelo vendedor e totens, sem necessidade de ir ao caixa.
Haverá também uma mesa interativa para o cliente simular o ambiente de sua casa
com os produtos da Loja. Estes e tantos outros projetos trarão inovação e
ganhos exponenciais para a Lojas MM.