MM lança aplicativo e transforma todas as lojas em minicentros de distribuição
As compras feitas pelo
aplicativo podem ser retiradas nas lojas físicas em até 2 horas
A Lojas MM – um dos mais tradicionais grupos varejistas do
Sul do Brasil – completa 40 anos e traz uma novidade tecnológica em seu
atendimento e relacionamento junto ao consumidor. Os clientes do Paraná, Santa
Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul já podem fazer suas compras
diretamente pelo smartphone, por meio do aplicativo Lojas MM - disponível nos
sistemas Android e iOS.
O investimento faz parte de um novo posicionamento do Grupo
MM que prevê mais de R$ 25 milhões em tecnologia para modernização das mais de
190 lojas e também dos processos dentro do seu laboratório de inovação, o MMLabs.
Localizado dentro da sede administrativa da empresa, em Ponta Grossa (PR), o
MMLabs é um laboratório de ideias, onde são criados e desenvolvidos novos
conceitos de experiências, a partir das principais tendências de mercado.
Diferencial
O grande diferencial do aplicativo desenvolvido pela startup
Neomode, numa parceria com o MMLabs, está justamente na tecnologia que utiliza
do conceito omnichannel, permitindo que o cliente escolha o produto, pague pelo
celular e retire nas lojas físicas totalmente integradas. A inovação também
permite outras duas funcionalidades: o acesso à chamada prateleira infinita,
quando o cliente está dentro da loja física e não encontra o produto desejado,
adquirindo-o via e-commerce; além da alternativa de consultar a loja mais
próxima com produto disponível para compra via geolocalização.
Dentro deste conceito, todas as lojas da rede viraram minicentros
de distribuição, o que traz uma diferença competitiva muito grande no mercado nacional
quando se fala em agilidade e em redução de custos. O serviço conecta tanto o
varejo físico com o digital e mantém a qualidade dos processos do Grupo MM.
“Utilizando de
serviços de geolocalização e visibilidade em tempo real do estoque na loja mais
próxima, e o conceito D+0, é possível que o cliente efetue a compra e retire o
produto na loja desejada em até 2 horas, diminuindo o tempo de espera pelo
produto e gastos em frete”, reforça a especialista em varejo e uma das sócias
da Neomode, Fabíola Paes. Todo o processo tem integração das operações on-line
e off-line o que mostra um novo modelo de negócio, alinhado às tendências
internacionais e cada vez mais próximo do consumidor e suas exigências.
“Este é o primeiro aplicativo no segmento de eletromóveis que
disponibiliza a retirada do produto em um período tão curto e mostra a vontade
do Grupo MM em oferecer sempre o melhor e o mais moderno aos seus clientes. Com
o investimento em inovação a empresa pretende alavancar seus negócios em 25% nos
próximos 12 meses”, destaca o Diretor Comercial das Lojas MM, Marcos Ribeiro
Camargo.
“O app Lojas MM é versátil e simples de usar. O consumidor
faz o cadastro rapidamente, recebe ofertas personalizadas, seleciona o produto
que deseja adquirir e, ao fechar o carrinho de compras, escolhe se quer receber
em casa ou retirar na loja tendo uma verdadeira experiência omnichannel”, descreve
o engenheiro especialista em tecnologia mobile Omnichannel, João de Souza,
também sócio da Neomode.
Novo canal de vendas
O sistema de entrega “retire na loja” (pick-up-store), também
conhecido como “clique e retire” (click and collect) já é amplamente utilizado
pelos grandes varejistas dos Estados Unidos e representa uma nova modalidade para
a entrega de produtos comprados via on-line, seja por e-commerce, chatbot,
shopbots ou aplicativos. “As novas tecnologias melhoram a experiência do
consumidor, aumentam o faturamento, reduzem custos operacionais, acompanham o
ritmo da concorrência e melhoram a eficácia da gestão de estoques”, destaca
Fabíola.
De acordo com a superintendente do Grupo MM, Juliana Pauliki
Michalowski, o foco tanto agora quanto para os próximos anos é fazer a virada
digital da empresa. “Estamos entrando no mundo omnichanel, onde o cliente pode
adquirir seus produtos tanto nas lojas físicas como na virtual, a fim de
proporcionar mais agilidade, inovação e uma melhor experiência no processo de
compra e recebimento dos produtos”, conclui.