MM mostra comprometimento com ações preventivas à Covid
No último ano, a Lojas MM desenvolveu uma série de medidas de conscientização e prevenção à Covid junto a clientes, colaboradores e sociedade.
Nacionalmente premiada como uma empresa que valoriza as pessoas, a Lojas MM completa 43 anos determinada a cada vez mais incentivar o desenvolvimento de pessoas e fomentar melhorias em áreas sociais. No último ano, devido à pandemia, a empresa mostrou isso na prática, com ações voltadas para seus colaboradores, clientes e sociedade em geral.
Com o impacto da crise do coronavírus, algumas empresas tiveram que reduzir seu quadro de funcionários, entretanto, a Lojas MM fez o caminho inverso a isso. “Infelizmente tivemos algumas demissões, daqueles que estavam no período de experiência, mas nada comparado a outras empresas”, conta o vice-presidente comercial e de inovações, Marcio Pauliki. “Aqui, optamos por valorizar os colaboradores, aumentando as possibilidades para que eles tivessem um ganho maior durante a pandemia”, completa.
Uma das estratégias da varejista foi melhorar o formato dos rendimentos, criando metas de excelência. Dessa forma, os profissionais que atingiram as metas tiveram um aumento de até 40% em seus ganhos. “Tivemos dificuldades, mas não esquecemos dos nossos colaboradores, afinal são eles que movem nossa empresa e foram fundamentais para enfrentarmos os desafios”, garante a vice-presidente RH/financeiro, Juliana Pauliki Michalowski.
Desde que a pandemia começou no país, em março do ano passado, a Lojas MM agiu rapidamente e realizou uma série de ações preventivas. Para evitar a disseminação do vírus na empresa, todos os colaboradores do grupo de risco e parte do setor administrativo passaram a trabalhar de casa, inclusive alguns continuam até hoje. “A nossa primeira medida foi cuidar da saúde física, mental e também econômica de nossos colaboradores”, salienta Marcio.
No período em que a maioria das filiais foram fechadas, a MM manteve o salário da equipe de vendas e dos gerentes, para isso desenvolveu uma nova maneira de vender: no mundo virtual. Com o mesmo padrão de excelência no atendimento, os vendedores passaram a atender os clientes de forma personalizada pelo MMZap – um canal direto com o consumidor por meio do WhatsApp, e pelo MM Delivery.
“Além das vendas online que a MM já oferecia, através do site lojasmm.com e aplicativo, desenvolvemos ferramentas para que o cliente fosse atendido como se estivesse na loja, com opções de pagamento e até parcelamento no carnê, mas com toda a segurança, sem sair de casa”, revela o diretor comercial, Marcos Camargo.
Preocupação com os clientes
Fundamentais para a empresa, os clientes puderam perceber a preocupação que a Lojas MM teve com eles devido à pandemia. Uma das principais iniciativas, a qual a empresa foi pioneira no setor de varejo, em abril de 2020, foi a instalação de uma barreira sanitária de desinfecção na entrada de algumas filiais. A primeira filial a receber a cabine foi a do Calçadão, em Ponta Grossa. Já as demais unidades tiveram a implementação do sistema de forma mais simples, porém com a mesma eficácia.
Outra ação focada na segurança das pessoas foi o MM Drive, um serviço de carona que funcionou através de uma parceria com um aplicativo de transportes, que levava gratuitamente para casa os clientes que realizaram compras em uma das filiais de Ponta Grossa. “Muitos clientes ainda gostam de comprar na loja física, portanto além de todas as medidas preventivas adotadas, criamos um serviço que ajudou a reduzir os riscos de contágio e aglomeração no transporte coletivo”, explica o vice-presidente comercial/compras, Emílio Glinski.
Uma das medidas preventivas mais recentes, em março deste ano, foi a sanitização dos produtos, agora eles saem higienizados diretamente do depósito central até chegar na casa do consumidor. O objetivo é diminuir os riscos de contaminação pelo coronavírus e aumentar a segurança de todos.
Ações sociais
Com o propósito de promover conquistas para as pessoas, as ações de responsabilidade social se estenderam para a sociedade. “Buscamos ser um exemplo sobre o quanto é importante cuidar da saúde, mas também preservar os empregos”, destaca Marcio Pauliki.
Neste sentido, uma das primeiras ações foi o projeto ‘Renda Solidária’, onde a MM, em parceria com um grupo de empresários e costureiras, produziu milhares de máscaras cirúrgicas que foram doadas a diversas instituições da cidade, clientes e colaboradores. O projeto foi uma forma de complementar a renda das centenas de autônomas, que receberam o material necessário para confecção das máscaras e foram pagas pelos custos de mão de obra.
Outro exemplo do comprometimento da MM com a população, foi a busca, juntamente com um grupo de empresários, pela aquisição de vacinas pela iniciativa privada, com o intuito de imunizar mais rapidamente os brasileiros. “Nossa intenção é que essas vacinas sirvam de complemento a imunização no país, será uma compra a mais, além daquelas que já são reservadas aos governos”, garante Marcio Pauliki.
Aliás, ainda em 2020, a empresa disponibilizou a frota de transportes aos órgãos públicos, para levarem remédios e demais suprimentos as cidades que tinham menos acesso à recursos. “São nos momentos mais difíceis que as empresas mostram seu valor. Nós demonstramos que o nosso propósito de promover conquistas para as pessoas é natural, está no DNA da MM desde o início, com nosso cuidado e carinho com os mais de 2,5 mil colaboradores, milhares de clientes e com nosso país”, finaliza o vice-presidente de inovações.